Apresentação traduzida e comentada da aula disponibilizada no canal YouTube de Google Digital Garage.
Resumo: Como identificar uma boa(que gera oportunidades offline) marca pessoal?
- Entenda sua presença online e sua marca pessoal
- Breve análise do que é uma marca
- Definir sua presença online
- Dicas para manter o que é melhor para você
- A questão: Quando a presença online se torna uma marca pessoal?
- Construa sua marca online
- Decida seu objetivo
- Construa seu público alvo
- Como descrever sua marca?
- A questão: Como construir confiança pela sua marca?
- Aumente sua visibilidade online
- Dicas para crescer sua rede
- Breve desenvolvimento visual
- Breve análise sobre mídia
1. Entenda sua presença online e sua marca pessoal.
Comece pensando sobre: marcas. Pense sobre os seus motivos de gostar das marcas, o que uma marca de sapato faz – por exemplo, que você prefira comprar dela. Assim, pense sobre o que define uma marca: afinal, são empresas que vendem os mesmos produtos, ou oferecem os mesmos serviços, mas são marcas aquelas que se esforçam para se destacar para o público.
A marca pessoal se diferencia da comercial pois é referente a você! Não se baseia sob uma proposta de negócio que gera lucro, mas sobre a sua personalidade única — seja por um produto ou serviço. Então, comece pesquisando e pensando sobre si.
Sua presença online é tudo o que você faz online, atentando que há elementos públicos e privados. Incluindo:
- Conteúdo criado por você: fotos, status, vídeos…
- Conteúdo com você mencionado: artigos, comentários, fotos…
- Sua atividade na internet: cookies, histórico de navegação, compras online…
Dicas para limpar sua presença online (e manter o que é interessante para você):
- Reveja: configurações de privacidade, termos e condições… pois há dados que simplesmente não precisam ser compartilhados.
- Delete: postagens antigas, perfis inativos… que você não vai querer que alguém te encontre por eles e não conseguir te contactar.
- Escaneie: conteúdos de terceiros, há ferramentas profissionais que monitoram menções suas em diversos ambientes da web (por exemplo o mention.com).
Uma marca pessoal identifica quem você é e como você se diferencia dos seus companheiros. O ponto importante de entender disso é que uma marca pessoal online deve gerar oportunidades ‘na vida real’ e sua presença online importa muito — aqui alguns dados (de uma pesquisa feita em Londres) para comprovar: 69% dos empregadores checam as redes sociais; 89% dos consumidores com idade de 33-54 anos confiam em avaliações online tanto quanto recomendações pessoais. Portanto escrevo aqui uma máxima: um objetivo dá propósito à marca.
2. Construindo sua marca online
Um breve passo a passo:
Decida o seu objetivo (algo tangível): o que você quer alcançar?
Exemplos:
- Encontrar oportunidades de emprego
- Conseguir mais seguidores
- Alcançar mais clientes
Quanto mais específico melhor:
- Encontrar oportunidades de emprego como cozinheiro
- Conseguir mais seguidores entusiastas de oboé
- Alcançar mais clientes para comprar minha cerâmica
Em seguida, defina seu público alvo: quem você precisa atingir para alcançar o seu objetivo?
- Idade, gênero, localização, tem conta na rede social tal, gosta de, não gosta de, lê o que, se importa com, gasta dinheiro com…
Crie uma descrição e uma biografia para os estimular sobre você: quais palavras descrevem a sua marca?
E por último, e talvez mais importante: conteúdo consistente constrói confiança.
3. Aumente sua visibilidade online
- Complete seu perfil
- Dê e peça recomendações e habilidades
- Link outros perfis
Algumas dicas para crescer sua rede:
- Publique conteúdo único e de alta qualidade
- Conecte-se com sua audiência
- Seja consistente
- Poste regularmente — eu ouço muito sobre como isso é difícil, e eu entendo isso pessoalmente (é só ver minhas redes pra saber), mas para os meus clientes eu sigo um método que funciona: planeje, para ter controle do que realmente é difícil e lidar com calma. Eu tenho uma tabela de 5 linhas e 3 colunas para adiantar as postagens no Instagram e faço o mês de postagens em algumas semanas: começo com as postagens informativas porque já tenho o conteúdo, mesclo com imagens de banco para transmitir ideias da marca então deixo lacunas para fotos autorais do cliente, com um mês de antecedência você consegue cobrar a produção dessas fotos, deixo definido as hashtags relevantes para marca e a ideia principal de descrição antecipadamente. Quando você identifica qual etapa do processo de postagem é o problema, você concentra o foco para resolvê-lo.
- Comente, curta e reaja aos outros
- Seja visual: use imagens e vídeos
- Use ferramentas de network para se conectar: cada rede social tem suas ferramentas próprias para engajar. Domine elas e usa-as ao seu favor.
Desenvolva uma identidade visual, você pode contar com um design para profissionalizar a sua e eli montará o seu manual de identidade visual que consiste basicamente em:
- Apresentação
- Logotipo: o elemento escrito da logomarca
- Símbolo: o elemento visual da logomarca
- Assinatura visual: o logotipo e o símbolo unificados
- Aplicação
- Grid: o espaçamento mínimo para a aplicação da sua assinatura visual
- Palheta de cores: as cores usadas na sua assinatura visual e postagens
- Dimensões: o tamanho máximo que a sua assinatura pode ser reduzida ou aumentada
- Tipografia: todas as fontes que serão usadas pela marca, especificando em quais situações
- Fotografia: quais características as imagens devem ter para serem associadas à sua marca
- Regras: como usar ou não a sua assinatura visual, como aplicar a fotografia, a composição das postagens, a linguagem usada…
- Exemplos
- Informações: sempre identifique o trabalho relacionado à sua marca com algum contato seu.
E por último e muito importante: tente mídias interativas como stories, postagens, lives…
Planeje a sua marca pessoal como você planeja a sua carreira de negócios pessoal: comece pelo começo — na ordem que importa: seus objetivos, suas metas, as etapas e então aja para dar certo, se atente aos processos pois eles direcionam suas decisões como profissional, pois precisamos sustentar o ciclo: exposição -> engajamento -> conversão. Eu pretendo expor muito mais conteúdo educativo sobre comunicação social nesta plataforma, por favor fique à vontade para me acompanhar e me ajudar como você puder.
Se você leu até aqui, muitíssimo obrigada! Há muito a explicar sobre cada detalhe da jornada que é se entregar ao mundo, mas espero que essa apresentação ajude como um guia que te encoraje a perceber que você é do tamanho dos seus sonhos.