Você sabe a diferença entre garoto(a) propaganda e influenciador digital? Entender a função de cada um pode auxiliar no planejamento eficaz de comunicação mercadológica – assim como o seu papel ao se apresentar para as empresas.
Aqui eu detalho os conceitos de figurante, garoto(a) propaganda, personalidade propagandista e influenciador digital, e deixo de antemão uma questão para escalar o debate: diante da relação entre os novos cenários digitais e a crescente quantidade de influenciadores digitais, como usuários da internet estão aproveitando as oportunidades de relacionamento com as marcas?
Figurante
São pessoas ou figuras humanas/humanizadas que ilustram uma mensagem publicitária, exercendo o papel de um personagem para o anúncio ou figurantes, de forma pontual, com a função de ajudar a construir o discurso persuasivo de uma peça, participando até da construção do storytelling de uma campanha.
Garoto(a) Propaganda
Um personagem criado, representado por um ator, que possui identidade própria, alinhada com os valores e característica da marca, qualificando-a e identificando-a também. Seu caráter é mais duradouro, mantendo esse papel por mais de uma campanha, às vezes por anos. São personagens criados para esse fim, interpretados por atores. Exemplos: Garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno por décadas, o “baixinho da Kaiser” e o “Tio da Sukita”.
Personalidade Propagandista
Pessoa conhecida que empresta seu prestígio ou carisma à marca, endossando-a com seu prestígio. São atores famosos que, na condição de celebridades, representam a si mesmos, esportistas, autoridades e especialistas famosos das mais diversas áreas. Exemplos: o ator George Cloney (Café Nespresso), o futebolista Cristiano Ronaldo (Shampoo Clear Men) e a cantora Ivete Sangalo (Neutrox). A contratação de uma celebridade para propaganda é um altíssimo investimento publicitário.
Influenciador Digital
Com o advento da Internet, surge um novo personagem a ser utilizado pela publicidade. Um influenciador digital é uma pessoa que possui um canal digital de grande audiência, seja ele um blog (“blogueiro”), um canal no YouTube (“youtuber”) ou mesmo o Instagram (“instagramer”) ou Facebook. O influenciador digital também pode se utilizar de todas essas plataformas ao mesmo tempo. Ele alia a condição de “especialista” ou de “personalidade” à uma grande audiência cativa, o que interessa grandemente os anunciantes. Há diversas modalidades de influenciadores digitais, com diversas “faixas de preço”, dependendo do tamanho, alcance e qualificação de sua audiência, de seu carisma e personalidade. Em geral, o influenciador digital interpreta-se a si mesmo, servindo, em alguns casos, como uma celebridade propagandista. Exemplos: Camilla Coelho (moda e viagens); Nathalia Arcuri (do canal de economia do YouTube “Me poupe”), Whindersson Nunes, comediante e Youtuber já ultrapassou a categoria de influenciador digital e se tornou uma celebridade, assim como o youtuber Felipe Neto.
Além dessas categorias, é oportuno mencionar as figuras de Embaixador da marca e Porta voz da marca, cuja função inclui, mas ultrapassa, a propaganda, funcionando como relações públicas e institucionais da marca. A primeira trata-se de uma pessoa (personalidade ou influenciador digital) que assume papel de representar a marca em eventos sociais e governamentais, sendo um profundo conhecedor dos valores e produtos da empresa, representando-a geralmente no campo das relações institucionais. O porta voz da marca, por sua vez, representa a marca, além de institucionalmente, politicamente também, sendo autorizado a emitir posicionamentos estratégicos e políticos de uma empresa. Em sua grande maioria esse papel é exercido pelo CEO da empresa, como Elon Musk (Tesla), Steve Jobs (no passado, representando a Apple) e Luiza Trajano (Magazines Luiza). Exemplos de embaixadores de marca: Grupo de K-Pop BTS é embaixador da marca de luxo Louis Vuitton, e a ex-modelo Giselle Bündchen é embaixadora da marca Natura Ekos.
Fonte: Yamamoto, Luana. “MUITO ALÉM DA GAROTA PROPAGANDA: OS PAPÉIS DA LU, DO MAGALU, NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DO MAGAZINE LUIZA”. São Paulo, Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Publicidade e Propaganda, sob a orientação do prof. Dr. Fred Izumi Utsunomiya, (2021).